Enjoos na Gestação...

 

        A descoberta da gestação traz um mar de sensações boas, mas, para algumas mulheres, traz um monte de “efeitos adversos” desagradáveis. Costumo dizer que o primeiro trimestre é o "trimestre dos efeitos colaterais". Você não sente o bebê mexer, não vê a barriga crescer, mas vive enjoada, com sono, fome e múltiplos outros desconfortos.

         Existe um seleto grupo de gestantes que não sente nada no primeiro trimestre, porém a maioria tem algum sintoma e, na minha opinião, náuseas e vômitos são os piores. Passar o dia todo enjoada ou pior, vomitando, acaba com o humor de qualquer mulher, por mais otimista e alegre que ela seja. Difícil enxergar "a metade cheia do copo" quando você passa o dia todo com aquela sensação de que vai vomitar a qualquer momento.

            O que a maioria das mulheres não se dá conta é que, muitas vezes, o enjoo é devido ao tempo de jejum e não por ter comido. Ficar com fome é muito ruim para gestantes. A orientação de comer pouco, saudável e de 3/3h é super importante. Gestante com fome é um prato cheio para os enjoos, as tonturas e o tão temido desmaio.

          Existem inúmeras orientações, medicamentosas ou não, para evitar ou melhorar os enjoos e, por consequência, manter a sanidade mental em dia. Você pode usar medicação, desde que com orientação médica, mas vamos tentar sempre ter uma alimentação saudável, comer mais coisas frias e menos pesadas, evitar ingesta grande de líquido de estômago vazio - veja bem, precisa de água, muita água, mas não precisa tomar 2L em jejum - tente não escovar os dentes ao acordar, sem comer nada antes, evite refeições pesadas antes de dormir e, mais importante, confie que vai passar, porque, de fato, na maioria das vezes, vai passar. Se precisar de remédio, converse com seu pré natalista, existem várias medicações que podem ajudar.

         Infelizmente algumas pacientes têm enjoos mais graves, às vezes com necessidade de internação hospitalar, medicação fixa, na veia, mas isso não é comum. Nesses casos, é importante avisar seu médico ou procurar uma emergência obstétrica, para que o tratamento seja instituído o mais cedo possível e não traga consequências mais graves para a gestação.

      Eu tive a sorte de fazer parte deste seleto grupo que passa imune ao primeiro trimestre. Consigo contar nos dedos as vezes que tive enjoo, foram 3, e todas elas ligadas ao jejum prolongado. Confesso que numa delas eu tive um “pitizão” maior e precisei deixar meu colega operando sozinho por um tempo para sentar e não desmaiar, mas foi só desta vez, passou rápido e ainda consegui voltar para a cirurgia.

         Em geral os enjoos passam antes mesmo de acabar o primeiro trimestre. Comam bem, com rotinas de alimentação saudável, sem exageros. Se possível com acompanhamento nutricional, ou pelo menos uma orientação e curtam a gestação. Vocês sentirão falta até dos momentos difíceis.

Compartilhe
Compartilhe
Curtir
Please reload

Bem vindas!

Meu nome é Maria Fernanda, sou obstetra, mãe da Alice e aprendiz da maternidade. Sejam todos bem vindos ao meu blog!

 

Em 2015 eu vivi uma experiência incrível com a minha gestação. Estando do outro lado da cortina, pude entender melhor algumas dúvidas comuns entre as pacientes. Com isso, surgiu a ideia de fazer um blog. Através dele vou tentar fornecer informações que possibilitem uma gestação mais tranquila. Abordarei semanalmente assuntos baseados nas dúvidas do meu dia a dia no consultório e na minha vivência como gestante, puérpera e mãe. Recentemente eu decidi fazer postagens também com relatos de parto, para dividir as experiências vividas pelas mamães, contadas por elas.

Não esqueçam de deixar um comentário sobre o que acharam do blog, dúvidas ou sugestões para os próximos posts. Se acharem que as informações são úteis, compartilhem e sigam nossas páginas no instagram (@blogacaminho) e facebook (fb.com/blogacaminho).

 

Obrigada pela visita!

Compartilhe:
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
Mais lidos:

Movimentação Fetal!

16/09/2020

1/5
Please reload

Tags:
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now