Idade Gestacional: semanas ou meses?

Quando a paciente entra no consultório dizendo estar grávida logo o pré natalista calcula sua idade gestacional, por exemplo, 8 semanas, e determina a data provável do parto (DPP). Então surge uma grande dúvida: como transformar essas semanas em meses? Nós, pré natalistas, sempre contamos a gestação em semanas, enquanto a maioria das pessoas conta em meses. A idade gestacional é baseada no ciclo menstrual, desde que a diferença entre essa idade e aquela calculada pela primeira ecografia seja de, no máximo, 3 dias. Nosso ponto de partida é o primeiro dia da última menstruação (DUM), que raramente é sabido das pacientes, exceto naquelas que são “reloginhos” ou que estão tentando engravidar e já foram orientadas a anotar esta data.

Vocês devem estar perguntando “e aquelas que não lembram da DUM?”. Pois então, nestes casos precisamos de uma ecografia, de preferência até as 20 semanas, quando a maioria dos bebês têm um tamanho proporcional. Esta ecografia, ou ultrassonografia, nos dará o cálculo da idade gestacional de acordo com o tamanho do bebê. Quanto mais precoce o exame, mais fidedigna é a idade gestacional.

A partir da primeira ecografia, a cada 7 dias temos uma nova semana e a cada 4 semanas temos um novo mês, sendo que a DPP será a 40ª semana. Então a gestação não tem 9 meses? Sim, tem, mas usamos 9 meses completos para determinar o término da gestação, ou seja, o início do 10º mês.

A gestação é dividida em 3 trimestres, cada um com suas particularidades (falarei sobre isso nos próximos posts). O primeiro trimestre vai terminar na 13ª semana, o segundo vai até a 27ª e o terceiro até a 40ª semana, lembrando que o bebê geralmente nasce até a 40ª semana, mas alguns obstetras levam a gestação até a 41ª ou 42ª semana, desde que esteja tudo bem com o bebê e com a mãe.

Ok, mas dito tudo isso, como calculamos a idade gestacional? Hoje em dia existe uma infinidade de aplicativos e calculadoras no Google para fazer o cálculo, mas existe uma regra para isso, REGRA DE NAGELE, que consiste em somar 7 dias e 9 meses na DUM:


1º Exemplo: DUM 12/11/2016

1º somar 7 dias = 12 + 7 = 19

2º somar 9 meses = novembro + 9 meses = agosto/2017

DPP = 19/08/2017


2º Exemplo: DUM 03/02/2017

1º somar 7 dias = 3 + 7 = 10

2º somar 9 meses = fevereiro + 9 meses = novembro/2017

DPP = 10/11/2017


Para facilitar, baixem um aplicativo ou acessem o Google e encontrem uma calculadora para idade gestacional. Ou melhor, depois da primeira consulta de pré natal o médico ou a enfermeira farão isso por você. A partir do cálculo deles, a cada 7 dias trocamos de semana e a cada 4 semanas trocamos de mês. Logo, quando lerem uma idade gestacional abreviada, como 8s3d por exemplo, lembrem que se tratam de 8 semanas e 3 dias de gestação.

Eu sabia minha DUM, mas minha idade gestacional foi baseada na primeira ecografia, feita com 7s3d, pois meu ciclo menstrual era irregular.

Nas próximas semanas eu falo um pouco mais sobre rotinas do pré natal, de acordo com a idade gestacional, e também sobre as tão sonhadas ecografias, que pra nós obstetras, vão muito além da descoberta do sexo.

Bem vindas!

Meu nome é Maria Fernanda, sou obstetra, mãe da Alice e aprendiz da maternidade. Sejam todos bem vindos ao meu blog!

 

Em 2015 eu vivi uma experiência incrível com a minha gestação. Estando do outro lado da cortina, pude entender melhor algumas dúvidas comuns entre as pacientes. Com isso, surgiu a ideia de fazer um blog. Através dele vou tentar fornecer informações que possibilitem uma gestação mais tranquila. Abordarei semanalmente assuntos baseados nas dúvidas do meu dia a dia no consultório e na minha vivência como gestante, puérpera e mãe. Recentemente eu decidi fazer postagens também com relatos de parto, para dividir as experiências vividas pelas mamães, contadas por elas.

Não esqueçam de deixar um comentário sobre o que acharam do blog, dúvidas ou sugestões para os próximos posts. Se acharem que as informações são úteis, compartilhem e sigam nossas páginas no instagram (@blogacaminho) e facebook (fb.com/blogacaminho).

 

Obrigada pela visita!

Compartilhe:
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
Mais lidos:
Tags:
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now