Exercício físico e gestação!

           Quando eu decidi que queria ser mãe, decidi de verdade. Eu, de fato, planejei ficar grávida, com muito tempo de antecedência. Nunca fui uma atleta, muito pelo contrário, até hoje eu não sei correr. Sofro com um sério problema de descoordenação motora. Sempre fiz exercícios irregulares, não mantinha rotina de academia, não fazia caminhadas, enfim, sou péssima como exemplo. Porém, vendo as gestantes se queixando de dores nas costas, nas pernas, dificuldades para respirar e, algumas, com um ganho de peso exagerado, resolvi criar vergonha na cara e fazer alguma coisa.

        Optei pelo Pilates, por orientação de amigas, e foi um grande acerto. Comecei a praticar regularmente, 2 vezes por semana, uns 3 anos antes de gestar. Desde a residência, quando passei a fazer horas de plantão e, eventualmente, algumas cirurgias consecutivas, minhas costas começaram a dar sinal de que não estavam bem. O exercício me ajudou muito com isso e, com certeza, fez minha gestação ser muito mais saudável e sem dor lombar. Além disso, minha disposição se manteve igual durante os 9 meses e não me lembro de ter falta de ar. Exceto quando eu resolvi subir correndo para o CO do Divina, são 3 lances de escada. Não façam isso depois das 36 semanas, as pessoas ficam assustadas quando você chega esbaforida e grávida.

         Os benefícios do exercício na gestação são enormes, assim como na população em geral. Além de não deixar que a gestante ganhe peso excessivamente e, por consequência, tenha todas as complicações decorrentes disso, há um melhor preparo para o parto, pelo reforço da musculatura pélvica, diminuindo as chances de incontinência urinária, melhora a função cardiorespiratória, deixando a paciente mais disposta, mantém sua agilidade e a flexibilidade. Lógico, esses benefícios não são independentes, dependem de outros fatores, como uma dieta saudável.

        Como contraponto, sempre precisamos pensar que tudo precisa ser dosado e adequado ao fato da mulher estar grávida. Não podemos exagerar na dose dos exercícios. Por exemplo, mulheres que fazem exercícios regulares e são muito apaixonadas por academia, precisam baixar o ritmo. Excessos podem levar a um ganho menor de peso, aumentando o risco de bebês com restrição de crescimento. É muito importante dosar a intensidade e a frequência dos exercícios e tomar muito cuidado para não estimular o trabalho de parto prematuro.

        Não existe um exercício ideal para a gestação. O importante é que a paciente faça alguma coisa, pode ser o exercício de sua preferência, desde que ela seja orientada por um profissional da área e que as aulas sejam supervisionadas por ele. Quando possível, gosto de orientar exercícios de menor impacto, como pilates, yoga, natação ou hidroginástica. Estes, além de ajudarem com o ganho saudável de peso, melhoram as condições cardio respiratórias das pacientes e, no caso do pilates e do yoga, podem atuar especificamente na preparação do períneo para o parto.

        No meu dia a dia de consultório e na vida em geral, tenho percebido que a musculatura pélvica, tão importante para as gestantes e não gestantes, fica esquecida nas consultas ginecológicas e obstétricas. Definitivamente, isso precisa mudar. Sabemos que o reforço desta musculatura diminui as lesões de parto e os riscos de incontinência urinária no pré e pós parto, porém não é rotina nas consultas de pré natal essa orientação, infelizmente.

      Alguns exercícios físicos imprimem uma pressão absurda no períneo e causam, naquelas pacientes com propensão, grávidas ou não, um grande risco de incontinência. Na gestação isso fica ainda mais evidente devido ao peso que a barriga, naturalmente, já faz sobre o pelve. Por isso essa parte do corpo merece uma atenção especial, que deveria ser rotina. Prometo um post somente sobre sintomas de incontinência urinária no pré e pós parto e como reforçar esta musculatura. Hoje em dia, existem profissionais que preparam o períneo para o parto, com exercícios de reforço e massagem perineal.

       Objetivamente, a prática de exercício físico regular na gestação melhora as condições da gestante, diminui as dores lombares, dá uma melhor condição cardiorrespiratória, melhora o sono e as chances de um parto normal. No entanto, não é adequado fazer exercícios sem orientação de profissional capacitado. A prática de exercícios precisa ser bem controlada, monitorada, mesmo naquelas pacientes que fazem exercício a vida toda.

         Façam aulas experimentais, conversem com outras gestantes, pesquisem, vejam o que mais se adapta ao seu dia a dia, as suas rotinas e, principalmente, a sua vontade. É muito importante manter uma regularidade de exercícios durante toda a gestação. Escolham alguma coisa que vocês gostem de fazer e sigam fazendo.

        Outra coisa, agora para as fanáticas por exercícios. Não exagere, sejam regulares, façam aulas todos os dias se quiserem, mas diminuam a intensidade e recebam orientação de alguém especializado, não se aventurem sozinhas.

 

 

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Bem vindas!

Meu nome é Maria Fernanda, sou obstetra, mãe da Alice e aprendiz da maternidade. Sejam todos bem vindos ao meu blog!

 

Em 2015 eu vivi uma experiência incrível com a minha gestação. Estando do outro lado da cortina, pude entender melhor algumas dúvidas comuns entre as pacientes. Com isso, surgiu a ideia de fazer um blog. Através dele vou tentar fornecer informações que possibilitem uma gestação mais tranquila. Abordarei semanalmente assuntos baseados nas dúvidas do meu dia a dia no consultório e na minha vivência como gestante, puérpera e mãe. Recentemente eu decidi fazer postagens também com relatos de parto, para dividir as experiências vividas pelas mamães, contadas por elas.

Não esqueçam de deixar um comentário sobre o que acharam do blog, dúvidas ou sugestões para os próximos posts. Se acharem que as informações são úteis, compartilhem e sigam nossas páginas no instagram (@blogacaminho) e facebook (fb.com/blogacaminho).

 

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