Eu só queria dormir até acordar!

    Nunca tive muita necessidade de sono. Aquelas 8 horas por noite, sonhadas pela maioria das pessoas não me fazem falta. Graças a Deus, pois elas não me pertencem há muitos séculos. Mesmo naqueles primeiros meses de gestação, quando todo mundo reclama de estar com sono, eu não estava.

  Desde a faculdade eu durmo pouco. Gosto de acordar cedo, acho as manhãs mais produtivas, e a noite eu não tenho sono. A residência acabou com o restinho das minhas necessidade e eu passei a acordar com um simples mosquitinho perdido no quarto. Na verdade eu acho dormir uma perda de tempo. Tem tanta coisa pra fazer… Calma, eu sei que é importante, não só para nosso bem estar, mas também para o bom funcionamento das nossas funções básicas e, pensando mais além, do nosso bom humor. Por isso durmo, ou tento dormir, pelo menos 6h por noite.

     Na gestação a coisa virou do avesso de vez, não dormia quase nada. No último trimeste eu assisti a todos os seriados possíveis. Às vezes eu acordava as 1 ou 2h da manhã, avisava o Thiago que estava com insônia e ia assistir TV na sala. Com o tempo isso foi fazendo parte da nossa rotina de todas as noites e ele nem se incomodava mais. Um pouco antes de amanhecer eu deitava de novo e seguia dormindo até o despertador tocar.

     Resolvi falar sobre isso por vários motivos, o mais importante é vocês entenderem que o sono fica muito complicado na gestação, especialmente no terceiro trimestre, mas você pode arrumar alternativas para sobreviver. Além disso, não acordem outras pessoas para te fazerem companhia. O resto do mundo não está grávido e precisa dormir, tente respeitar isso.

   Eu entendo que a noite é muito quieta, meio monótona as vezes, mas existe uma infinidade de coisas para se fazer, tente arrumar alguma atividade, que não seja acordar o marido e nem comer, por favor. Não precisamos de lanches noturnos. Embora ninguém te veja comendo, também engorda.

    Acredito que o sono de uma mulher nunca mais será o mesmo depois que aquelas duas listrinhas aparecem no seu teste de gravidez. É um misto de ansiedade com preocupação, associadas às dores nas costas e aquela barriga gigante que não há jeito de acomodar na cama. E depois vem o bebê...

    Temos várias opções que podem melhorar o sono, desde travesseiros variados até o chazinho de camomila ou o leitinho quente antes de deitar. Nem todas funcionam para todo mundo, mas acho super válido experimentar. Só não ache que será a solução para todos os problemas.

    Eu nunca tive problemas para dormir decorrentes de dores nas costas, excesso de movimentação fetal ou azia. Simplesmente perdia o sono, sem nenhuma causa aparente. Acredito que se for assim é muito melhor. Dor nas costas, azia ou pior, câimbras, não são agradáveis. Melhor acordar por acordar, ir assistir TV, ler um livro ou então organizar o quarto do bebê. Sempre lembrando de não fazer muito barulho, afinal, pessoas não grávidas em geral dormem na madrugada.

     E o título do texto, significa o quê? Um sonho distante. Sim, depois da gestação e da amamentação e das crises de otite eu venho sonhando muito com esse dormir até acordar. Nas raras ocasiões que isso aconteceu meu relógio biológico sabotador me tirou da cama no mesmo horário de todos os dias e eu acabei saindo da cama. Definitivamente dormir até acordar não me pertence. Confesso que hoje em dia nem acho mais muita graça nisso.

    Gestantes, tentem dormir o máximo possível, se não a noite, uma horinha depois do almoço, ou quando chegam do trabalho, ou no final de semana. Não que adiante, mas faz um efeito psicológico. Acumulem horas de sono, isso vai fazer falta depois. Aproveitem as noites de insônia para fazer alguma coisa legal, que vocês gostem. Assistir filmes e seriados, por exemplo, não será muito possível nos primeiros meses do bebê.

     Eu sou louca por filmes e seriados, aproveito cada tempinho livre para vê-los. Cinema é um dos nossos programas favoritos (um pouco difícil com filho pequeno). Posso dar dicas de seriados e filmes, dos mais variados gêneros. Ajuda bastante a passar o tempo e distrai a cabeça.

  Outra dica legal são exercícios físicos adequados a gestação, como pilates, hidroginástica, yoga e natação. Além de trazerem um baita bem estar para a gestante, gastar energia dá sono e faz com que vocês tenham noites mais tranquilas. Sem contar que você tem uma gestação mais saudável quando faz exercício físico. As dores nas costas aliviam bastante com um preparo físico adequado e as câimbras também diminuem. Alongamento e reforço muscular são fundamentais para o nosso corpo suportar a gestação.

    Além disso, não sofram com a falta de sono, ou tentem não fazer disso um martírio. Com certeza a parte boa da gestação é muito melhor do que as noites mal dormidas, que serão todas muito bem recompensadas por um serumaninho que entrará na sua vida e mudará ela para sempre.   

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Bem vindas!

Meu nome é Maria Fernanda, sou obstetra, mãe da Alice e aprendiz da maternidade. Sejam todos bem vindos ao meu blog!

 

Em 2015 eu vivi uma experiência incrível com a minha gestação. Estando do outro lado da cortina, pude entender melhor algumas dúvidas comuns entre as pacientes. Com isso, surgiu a ideia de fazer um blog. Através dele vou tentar fornecer informações que possibilitem uma gestação mais tranquila. Abordarei semanalmente assuntos baseados nas dúvidas do meu dia a dia no consultório e na minha vivência como gestante, puérpera e mãe. Recentemente eu decidi fazer postagens também com relatos de parto, para dividir as experiências vividas pelas mamães, contadas por elas.

Não esqueçam de deixar um comentário sobre o que acharam do blog, dúvidas ou sugestões para os próximos posts. Se acharem que as informações são úteis, compartilhem e sigam nossas páginas no instagram (@blogacaminho) e facebook (fb.com/blogacaminho).

 

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