Mais 30 dias!


Antes de mais nada, para pacientes que desejam parto normal, a contar da 36ª semana, se estiver tudo bem, podem faltar 5 semanas e não 4. O que, de maneira geral aumenta um pouco a ansiedade. Obstetrícia é a arte de ter paciência, de preferência coletiva, ou seja, mãe, pai, avós, amigos, médicos… todo mundo envolvido direta ou indiretamente no processo.

Pelo fato de eu ser obstetra fica difícil acreditar que não fiquei ansiosa, mas é sério. Nunca fiquei mesmo. Eu sempre achei que seria parto e quando estivesse na hora ela iria nascer. Talvez por isso tenha parecido tudo tão fácil. Minha mãe e minha irmã não estavam assim tão calmas, mas eu e o Thiago sim. Uma das minhas grandes amigas mora no Tocantins e veio para Porto Alegre quando eu estava com 39 semanas, certa que acompanharia o parto… doce ilusão. Foi uma gestação muito boa, vivida intensamente durante 41 semanas.

Por inúmeros motivos que vão desde os mais variados tipos de desconforto físicos, decorrentes da gestação, até o tal do “saco cheio”, esses últimos 30 dias, com certeza, são os mais ansiogênicos de toda a gestação. Acho importante tentar acalmar as gestantes nesta hora.

Como eu já disse mil vezes, sou super a favor do parto normal, mas não posso obrigar as gestantes a isso e nem tentar parto a todo custo, jamais faria isso. Porém, a ansiedade do último mês algumas vezes muda o foco da gestação inteira. Canso de ver gestantes com 39 semanas achando que cesariana é a 8ª maravilha do mundo porque estão ansiosas demais ou cansadas demais.

Super normal se sentir assim, mas é meu papel tentar acalmá-las e não deixar que todos os planos de parto escorram pelo ralo depois que chegam as 39/40 semanas e o bebê ainda não se decidiu se quer ou não sair.

É muito comum ouvir dizer que o médico indicou cesariana, mas não podemos esquecer que o desejo da gestante é soberano e algumas delas não conseguem manter o foco quando a paciência termina e batem o pé por uma cesariana depois que chega a data provável de parto, sem parto.

Acredito que uma boa conversar e direcionar o foco para aquilo que foi o plano desde o início ajuda muito nessa época. Além disso, é muito importante que a família e os amigos não aumentem esta ansiedade, não façam perguntas ou comentário do tipo “não vai nascer nunca?”, “esse bebê está sem espaço”, ou ainda “faz cesariana de uma vez antes que complique”. Muito ajuda quem não atrapalha. A gestante não precisa desse tipo de comentários, muito menos de alguém que reforce seus medos.

Lembrem-se que o bebê cresce numa imensa piscina, com tudo que ele precisa para estar saudável. As consultas de pré natal também ficam mais próximas no último mês, para que as avaliações sejam mais frequentes. Além disso, o controle da movimentação fetal é um excelente parâmetro para acompanharmos a gestação, especialmente no terceiro trimestre.

É fundamental que você confie no seu pré natalista e tenha liberdade para conversar sobre essas angústias. Na imensa maioria das vezes o bebê sabe quando e como quer nascer, só precisamos ter paciência para esperar.



Bem vindas!

Meu nome é Maria Fernanda, sou obstetra, mãe da Alice e aprendiz da maternidade. Sejam todos bem vindos ao meu blog!

 

Em 2015 eu vivi uma experiência incrível com a minha gestação. Estando do outro lado da cortina, pude entender melhor algumas dúvidas comuns entre as pacientes. Com isso, surgiu a ideia de fazer um blog. Através dele vou tentar fornecer informações que possibilitem uma gestação mais tranquila. Abordarei semanalmente assuntos baseados nas dúvidas do meu dia a dia no consultório e na minha vivência como gestante, puérpera e mãe. Recentemente eu decidi fazer postagens também com relatos de parto, para dividir as experiências vividas pelas mamães, contadas por elas.

Não esqueçam de deixar um comentário sobre o que acharam do blog, dúvidas ou sugestões para os próximos posts. Se acharem que as informações são úteis, compartilhem e sigam nossas páginas no instagram (@blogacaminho) e facebook (fb.com/blogacaminho).

 

Obrigada pela visita!

Compartilhe:
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
Mais lidos:
Tags:
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now