Dicas do Blog!

Vem chegando as 36 semanas e a preocupação com as contrações “de verdade” começa. Algumas pacientes têm medo de não identificarem que estão em trabalho de parto. Imagino que seja quase impossível isso acontecer. Dói, de verdade. A contração de trabalho de parto é uma dor que vem, fica muito forte e depois passa. Você pode ficar mais sensível ou com desconforto, mas a contração em si, dá e passa.
Pois então, quando ir pro Hospital?
Via de regra, você deveria esperar que as contrações ficassem regulares. Ou seja, uma contração a cada 3 a 5 minutos, na última hora. Em geral, esta é a característica de um trabalho de parto. Atenção, estamos falando de contrações, sem levar em consideração apresentação fetal - cefálica ou pélvica (sentada) - e ruptura das membranas - bolsa rota.
Mais importante do que saber a hora de ir para a Maternidade é conversar com o pré natalista sobre isso, entender um pouco como funcionam as coisas e tentar ficar calma. Se não conseguir, melhor dar uma volta no Hospital, fazer uma avaliação e voltar pra casa, do que virar uma correria no trânsito. A percepção da dor é muito subjetiva, diferente de paciente para paciente.
Diferente dos bebês de termo, quando você tem contrações longe da data provável de parto, é importante ir para o Hospital tão logo identifique contrações doloridas e ritmadas, pelo risco de trabalho de parto prematuro.
Tags: