Vem 2020 ...

2019 foi um ano desafiador, em todos os sentidos. Estávamos num processo de mudança - a consolidação do plantão obstétrico. Depois de muito tempo eu voltei a fazer plantão, voltei a viver histórias de parto que não foram construídas ao longo dos 9 meses, no consultório. Precisei abdicar dos momentos em família em prol de um sonho, de um projeto novo.
Foram noites intermináveis, correria total, privação de sono ... mas foram momentos incríveis. Estou realizada, profissionalmente e pessoalmente. Não poderia ter imaginado um ano mais especial.
Quero agradecer aos meus colegas de plantão, que dividiram comigo a escala, acolheram e cuidaram das pacientes e humanizaram o processo de nascer. Encararam comigo algumas induções longas, assumiram meus trabalhos de parto quando eu estava exausta e sonharam o mesmo sonho que eu.
Obrigada a Direção do Hospital Divina Providência por abrir as portas do Centro Obstétrico para nossa proposta de trabalho e por acreditarem nela quando ela era apenas um sonho na cabeça doida de 3 obstetras que achavam que mudariam paradigmas - Marcelo Lucho, Claudio Campello, conseguimos, nosso sonho deu certo.
Obrigada a Equipe do Centro Obstétrico do HDP. Vocês são incríveis. Juntos estamos re-Humanizando o nascimento e fazendo história, mudando a vida de muitas mulheres, devolvendo a elas o protagonismo do parto. O respeito com as famílias, aliado as evidências científicas são a base do nosso atendimento. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas tenho certeza que estamos no rumo certo.
Obrigada também aos Anestesistas, Doulas, Fisioterapeutas, Psicólogas, Nutricionistas, Enfermeiras Obstétricas, Fotógrafos, Equipes de Higienização, Recepção, Portaria ... que dividiram conosco todas estas histórias de parto. Uma Equipe Multidisciplinar, engajada num mesmo propósito, faz toda a diferença na Humanização do Nascimento.
Por fim, um obrigada especial às famílias que acreditaram e confiaram no nosso trabalho e me proporcionaram momentos de muita tensão, mas também momentos incríveis, inesquecíveis. Eu aprendi muito com cada história de parto e cesariana e com cada minuto de trabalho de parto. Aprendi a ter paciência, a “deixar rolar”; Aprendi que às vezes você pode esperar e em outras precisa agir; Aprendi que Obstetrícia exige paciência e que uma boa conversa e uma explicação cuidadosa resolvem a maioria dos problemas.
Que venha 2020… que venham mais partos normais, mais metas batidas e que cada vez mais o Divina se torne referência em Parto Normal na grande Porto Alegre. Tenho muito orgulho de fazer parte desse projeto e deste processo de mudança.
Tags: