Multidisciplinar ... Interdisciplinar

Tenho muito orgulho em dizer que eu aprendi a fazer Obstetrícia de forma multidisciplinar. Tive a sorte de fazer residência numa maternidade incrível, com um volume de pacientes gigante e que sempre acreditou no trabalho em equipe. Ao longo daqueles intermináveis 3 anos de Hospital Conceição eu aprendi muito e duas pessoas em especial, uma Enfermeira Obstetra e um Obstetra, ensinaram-me a ter tanto amor por esta área tão linda, que hoje é a minha vida.
Hoje eu tenho a honra de fazer parte de uma Equipe Multidisciplinar - médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem, psicólogas, administrativo, higienização, Doulas - que faz Obstetrícia de uma forma segura e Humanizada. Que assiste nascimentos (parto ou cesariana) com todo o amor e o respeito que as pacientes merecem, dentro de um ambiente Hospitalar, seguro. Este é o modelo que eu acredito e que nossa Equipe acredita. Fomos contratados com base na nossa experiência profissional sim, mas principalmente com base nas nossas metas e nas nossas “crenças”, por acreditarmos que poderíamos fazer este modelo dar certo.
Levamos algum tempo para conseguir consolidá-lo. O apoio da Instituição foi fundamental, nos dando suporte e acreditando junto conosco que poderíamos fazer dar certo. Hoje eu tenho a certeza de que todas as “lutas” valeram a pena, todas as noites mal dormidas, os choros, os medos, todos os desafios nos tornaram mais fortes e nos trouxeram até aqui.
Em meio a uma crise de saúde mundial atingimos nosso maior índice de partos normais desde o início do plantão. Ainda estamos longe dos nossos objetivos reais (somos ousados), mas é uma felicidade imensa ver que estamos no caminho certo. Em março de 2020, em época de pânico pelo início do isolamento e pelo surgimento dos primeiros casos de covid 19, nossa maternidade atingiu os 90 partos normais, sendo eles, em sua maioria, assistidos pelos plantonistas e pelas enfermeiras obstetras do plantão.
Temos um Equipe engajada, que acredita que é possível fazer obstetrícia de forma humanizada, em um ambiente seguro e responsável. Como se diz no popular, “matamos um leão por dia”, quebramos paradigmas, raramente perdemos a esperança e sempre, sempre, quando um de nós cansa, ou pensa em desistir, existe alguém ao nosso lado para dizer “acho que podemos tentar mais um pouco, faz assim, faz assado”.
É possível sim fazer obstetrícia de forma humanizada e respeitosa dentro de um ambiente hospitalar. É possível sim assistir partos normais em equipe, trabalhando juntos, ouvindo diferentes olhares e respeitando diferentes opiniões, diferentes modos de enxergar a situação.
Não tenham medo do plantão obstétrico, não tenham receio. Estamos ali porque amamos nossa profissão e, mais do que isso, nossa equipe tem um mesmo objetivo sempre - atender vocês com todo carinho e respeito que vocês merecem. Viva a Maternidade do Hospital Divina Providência, que vem construindo uma história tão linda. Muito orgulho de fazer parte.
Tags: