Movimentação Fetal!

Uma das coisas que gera mais ansiedade/dúvida nas gestantes diz respeito à movimentação do bebê.

 

Quando você faz ecografia, com 12 ou 16 semanas vê um bebezinho com movimentação ativa e vem a pergunta: “Ué, mas eu não sinto nada?"

 

Isso mesmo, não sentem, AINDA. Em geral, multíparas percebem movimentação fetal mais cedo, com 17/18s e as primigestas um pouco mais tarde, com 18/19s.

 


Em geral as primeiras percepções são muito sutis. Algumas paciente relatam como um "borbulhar na barriga". Elas acontecem mais quando vocês estão quietinhas, concentradas na barriga. Aquele chute vigoroso, tão esperado, é um pouco mais tarde.

 

Costumo orientar minhas pacientes a prestarem mais atenção a partir das 19 semanas, independente da paridade. Também oriento que a percepção externa (pai e irmãos) vem mais além, quando o bebê está um pouco maior.

 

Embora a movimentação fetal seja um importante marcador para avaliarmos bem estar do bebê, começamos a utilizá-la para este fim depois que a gestante já tem consciência plena dos movimentos.


Não tem um número exato de movimentações por turno, ou por dia. Com o tempo vocês percebem que os bebês tem o seu “padrão” de movimentação. Alguns são diurnos, outros são noturnos; alguns praticam yôga, outros ginástica rítmica; uns gostam de balé e outros pagode.

 

O mais importante é observar os padrões de movimentação do seu bebê e sempre procurar uma emergência se ele ficar muitas horas sem se mexer. 

 

Gostaram? Ficaram com mais alguma dúvida? Sigam o perfil @blogacaminho no Insta e deixem suas perguntinhas no stories. Na medida do possível eu respondo pra voces.

Compartilhe
Compartilhe
Curtir
Please reload

Bem vindas!

Meu nome é Maria Fernanda, sou obstetra, mãe da Alice e aprendiz da maternidade. Sejam todos bem vindos ao meu blog!

 

Em 2015 eu vivi uma experiência incrível com a minha gestação. Estando do outro lado da cortina, pude entender melhor algumas dúvidas comuns entre as pacientes. Com isso, surgiu a ideia de fazer um blog. Através dele vou tentar fornecer informações que possibilitem uma gestação mais tranquila. Abordarei semanalmente assuntos baseados nas dúvidas do meu dia a dia no consultório e na minha vivência como gestante, puérpera e mãe. Recentemente eu decidi fazer postagens também com relatos de parto, para dividir as experiências vividas pelas mamães, contadas por elas.

Não esqueçam de deixar um comentário sobre o que acharam do blog, dúvidas ou sugestões para os próximos posts. Se acharem que as informações são úteis, compartilhem e sigam nossas páginas no instagram (@blogacaminho) e facebook (fb.com/blogacaminho).

 

Obrigada pela visita!

Compartilhe:
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
Mais lidos:

Movimentação Fetal!

16/09/2020

1/5
Please reload

Tags:
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now