Movimentação Fetal!

Uma das coisas que gera mais ansiedade/dúvida nas gestantes diz respeito à movimentação do bebê.
Quando você faz ecografia, com 12 ou 16 semanas vê um bebezinho com movimentação ativa e vem a pergunta: “Ué, mas eu não sinto nada?"
Isso mesmo, não sentem, AINDA. Em geral, multíparas percebem movimentação fetal mais cedo, com 17/18s e as primigestas um pouco mais tarde, com 18/19s.
Em geral as primeiras percepções são muito sutis. Algumas paciente relatam como um "borbulhar na barriga". Elas acontecem mais quando vocês estão quietinhas, concentradas na barriga. Aquele chute vigoroso, tão esperado, é um pouco mais tarde.
Costumo orientar minhas pacientes a prestarem mais atenção a partir das 19 semanas, independente da paridade. Também oriento que a percepção externa (pai e irmãos) vem mais além, quando o bebê está um pouco maior.
Embora a movimentação fetal seja um importante marcador para avaliarmos bem estar do bebê, começamos a utilizá-la para este fim depois que a gestante já tem consciência plena dos movimentos.
Não tem um número exato de movimentações por turno, ou por dia. Com o tempo vocês percebem que os bebês tem o seu “padrão” de movimentação. Alguns são diurnos, outros são noturnos; alguns praticam yôga, outros ginástica rítmica; uns gostam de balé e outros pagode.
O mais importante é observar os padrões de movimentação do seu bebê e sempre procurar uma emergência se ele ficar muitas horas sem se mexer.
Gostaram? Ficaram com mais alguma dúvida? Sigam o perfil @blogacaminho no Insta e deixem suas perguntinhas no stories. Na medida do possível eu respondo pra voces.
Tags: