Plano de Parto - Por quê?

Não quero ser repetitiva, mas recebi muitas perguntas relacionadas a “O que é um plano de parto”, ou “qual o sentido de fazer um plano de parto”. Então vamos as respostas:


O que é um plano de parto?

É uma ideia, escrita com base num modelo pronto, ou então feita pela própria paciente, de como ela gostaria que as coisas acontecessem durante o trabalho de parto, parto e pós parto. Não serve como documento, como regra ou como garantia de conduta. De preferência, deve ser escrito ao longo do pré natal e discutido antes do dia do parto, para que as dúvidas possam ser esclarecidas.


Qual o sentido do plano de parto?

Ele serve para alinhar os desejos da paciente e as condutas da equipe que vai assisti-la. Nele são colocadas suas vontades e expectativas com relação a condução do trabalho de parto e pós nascimento, seja ele de parto ou de cesariana.

Imagino que ele seja ainda mais importante quando você planeja ter seu bebê com um plantão obstétrico, ou com um médico diferente do que fez o pré natal, pois nessas situações você não teve 9 meses para conversar sobre seus desejos ou entender como aquele médico ou aquela equipe trabalham

Além disso, algumas vezes, ao ler um modelo de plano de parto, a paciente descobre algumas situações nas quais elas nem tinham pensado e, a partir disso, conseguem elaborar melhor o seu plano e entender quando mudanças nestes planos forem necessárias.


Costumo orientar as pacientes a buscar um modelo de plano de parto na internet e adaptá-lo às suas expectativas. A maior parte destes modelos seguem um mesmo padrão e englobam a maioria das possíveis situações.


Gostaram do texto? Mesmo sendo um tema “comum” no dia a dia de quem trabalha com parto normal, às vezes não é tão simples assim para aquelas que estão adentrando nesse mundinho tão cheio de detalhes, medos e preocupações. Especialmente quando você planeja um parto normal no país das cesarianas eletivas.




Bem vindas!

Meu nome é Maria Fernanda, sou obstetra, mãe da Alice e aprendiz da maternidade. Sejam todos bem vindos ao meu blog!

 

Em 2015 eu vivi uma experiência incrível com a minha gestação. Estando do outro lado da cortina, pude entender melhor algumas dúvidas comuns entre as pacientes. Com isso, surgiu a ideia de fazer um blog. Através dele vou tentar fornecer informações que possibilitem uma gestação mais tranquila. Abordarei semanalmente assuntos baseados nas dúvidas do meu dia a dia no consultório e na minha vivência como gestante, puérpera e mãe. Recentemente eu decidi fazer postagens também com relatos de parto, para dividir as experiências vividas pelas mamães, contadas por elas.

Não esqueçam de deixar um comentário sobre o que acharam do blog, dúvidas ou sugestões para os próximos posts. Se acharem que as informações são úteis, compartilhem e sigam nossas páginas no instagram (@blogacaminho) e facebook (fb.com/blogacaminho).

 

Obrigada pela visita!

Compartilhe:
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
Mais lidos:
Tags:
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now